REVISITANDO A VISITA PASTORAL...

03-05-2024

O BOM PASTOR!

De 15 a 21 de abril realizou-se a visita pastoral de D. Roberto Mariz à Paróquia de São João de Ver.

Ao chegar à paróquia, o Sr. Bispo foi calorosamente recebido pelo Pároco, Padre António Costa, pelo Diácono Jalmires da Conceição e pela comunidade que o aguardava com ansiedade.

Ao longo da semana o Sr. Bispo teve a oportunidade de conhecer a realidade concreta da Paróquia de São João de Ver, tanto nas suas fragilidades e dificuldades, como também naquilo que de muito bom se vai fazendo na missão da evangelização. Para isso, realizou-se uma Assembleia Paroquial, onde estiveram presentes todos os membros dos diversos grupos paroquiais, na qual o Sr. Bispo nos deixou palavras de ânimo e encorajamento na tarefa de "levar Cristo a todos e trazer Cristo a todos", promovendo sempre uma Igreja de portas abertas e em saída.

No encontro/jantar com a Pastoral Juvenil, na tarde de sexta-feira, o Sr. Bispo ficou a conhecer a dinâmica juvenil da Paróquia e recordou aos jovens que eles são o "fermento vivo" na construção contínua da comunidade paroquial.

O encontro com a catequese aconteceu na tarde de sábado. Num primeiro momento dedicado à catequese da infância (1º ao 6º ano), onde se constatou o entusiasmo e a curiosidade das crianças pela figura do Sr. Bispo, num encontro cheio de alegria e música. Seguiu-se a Eucaristia com a presença de toda a catequese, outro momento de festa e alegria, animada pelo Coro de Jovens da Paróquia. Já ao final da tarde o Sr. Bispo encontrou-se com a catequese da adolescência (7º ao 11º ano), num encontro muito interativo no qual o Sr. Bispo realizou, juntamente com os adolescentes, uma "caça ao tesouro", na qual descobriram que o maior tesouro da catequese é o encontro com Cristo através da oração.

De todos os momentos do programa da visita, um dos mais marcantes foi sem dúvida a visita aos doentes acamados. A ternura que o Sr. Bispo levou a estas pessoas ficará certamente marcada nos corações de cada um. Estes são os paroquianos mais frágeis, aqueles que já não encontram no corpo a força física necessária para poderem participar na Eucaristia e aí celebrar a fé comunitariamente… mas o Pastor foi ao seu encontro. Como o Bom Pastor que nunca se esquece das suas ovelhas!

Além da realidade paroquial, o Sr. Bispo teve oportunidade de contactar com diversas instituições da sociedade civil, desde a visita a escolas, instituições particulares de solidariedade social, empresas e sessão solene na Junta de Freguesia. Dada a diversidade e o grande número de associações existentes na Vila de São João de Ver, na noite de sexta-feira realizou-se um sarau cultural, com a presença de todas as associações locais. Foi um momento de conversa e convívio com o Sr. Bispo, durante a qual pôde contactar com os seus problemas e anseios. Ao mesmo tempo, deixou uma palavra de coragem na procura de caminhos comuns para melhor servir a comunidade nos seus diversos âmbitos.

A visita terminou no domingo, com a Eucaristia Solene pelas 11h00 e por feliz coincidência a Igreja celebrou nesse domingo o "Bom Pastor".

Terminamos esta "viagem de memórias" pela visita do Senhor Bispo a esta Paróquia, com um agradecimento à presença amiga de Dom Roberto, não só pelas suas palavras de coragem para a missão que sempre nos espera, mas pelo seu sorriso bondoso e genuíno… Nas nossas memórias fica o seu sorriso, nos nossos corações as suas palavras: "Não deixeis que a tristeza seja superior à alegria do amor de Deus por vós!"